segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PALESTRA: O PROFISSIONAL BEM-SUCEDIDO NO MERCADO DE TRABALHO.

No dia 14 de novembro de 2009, foi realizada no prédio da EE “Deputado Oswaldo Carvalho” uma palestra para os alunos da ETEC extensão DOC, dos cursos de Técnico em Administração e em Contabilidade, com a professora Drª Adriana Campos, hoje Supervisora de Ensino da Diretoria de Taquaritinga e professora da Unijales. Seu doutorado foi sobre Teoria da Literatura.

O objetivo da palestra foi mostrar aos alunos a importância do uso correto da Língua Portuguesa nas entrevistas; como fazer a preparação correta de um currículo e também foi abordado o tema “profissional bem sucedido”.

Abaixo algumas fotos da palestra:


MOMENTOS ANTES DO INÍCIO DA PALESTRA


      PROF.ª TAMAR DANDO INÍCIO À PALESTRA


PROF.ª DR.ª ADRIANA CAMPOS



TODOS ATENTOS ÀS INFORMAÇÕES


ALUNOS COMPENETRADOS PARA NÃO PERDER
 NENHUM DETALHE

CONSIDERAÇÕES FINAIS


QUE PENA ESTÁ ACABANDO.




A COORDENADORA DO CURSO FAZENDO
OS AGRADECIMENTOS





HOMENAGEM



    COORDENADORA LUCIANA ZAMBOM, PROFESSORA
    TAMAR (LINGUAGEM, TRABALHO E TECNOLOGIA) E A
         PALESTRANTE PROF.ª DR.ª ADRIANA CAMPOS


O texto que segue abaixo foi o tema de abertura da palestra.

"PEIXE FRESCO"

“Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém, as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas. Assim, para alimentar a sua população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do que nunca.


Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar.

Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. E os japoneses não gostaram do gosto destes peixes.

Para resolver este problema, as empresas de pesca instalaram congeladores em seus barcos. Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar. Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto mar por muito mais tempo.

Os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado e, é claro, eles não gostaram do peixe congelado.

Entretanto, o peixe congelado tornou os preços mais baixos. Então, as empresas de pesca instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros. Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques, como “sardinhas”. Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam vivos, porém cansados e abatidos. Infelizmente, os japoneses ainda podiam notar a diferença do gosto. Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de frescor. Os consumidores Japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe apático.

Como os japoneses resolveram este problema? Como eles conseguiram trazer ao Japão peixes com gosto de puro frescor? Se você estivesse dando consultoria para a empresa de pesca, o que

você recomendaria?

Antes da resposta, leia o que vem abaixo:

Quando as pessoas atingem seus objetivos – tais como: quando encontram uma namorada maravilhosa, quando começam com sucesso numa empresa nova, quando pagam todas as suas dívidas, ou o que quer que seja, elas podem perder as suas paixões. Elas podem começar a pensar que não precisam mais trabalhar tanto, então, relaxam. Elas passam pelo mesmo problema dos ganhadores de loteria, que gastam todo seu dinheiro; o mesmo problema de herdeiros, que nunca crescem e de donas-de-casa, entediadas, que ficam dependentes de remédios de tarja preta. Para esses problemas, inclusive no caso dos peixes dos japoneses, a solução é bem simples. L. Ron Hubbard observou, no começo dos anos 50:

“O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador”. Quanto mais inteligente, persistente e competitivo você é, mais você gosta de um bom problema. Se seus desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistar esses desafios, você fica muito feliz. Você pensa em seus desafios e se sente com mais energia. Você fica excitado e com vontade de tentar novas soluções. Você se diverte. Você fica vivo!”

Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques, nos seus barcos. Mas, eles também adicionam um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega “muito vivo”. E fresco no desembarque. Tudo porque os peixes são desafiados lá nos tanques.

Portanto, como norma de vida, ao invés de evitar desafios, pule dentro deles. Massacre-os. Curta o jogo. Se seus desafios são muito grandes e numerosos, não desista, se reorganize! Busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda. Se você alcançou seus objetivos, coloque objetivos maiores. Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vá ao encontro dos objetivos do seu grupo, da sociedade e, até mesmo, da Humanidade. Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele. Você tem recursos, habilidades e destrezas para fazer a diferença.

“Ponha um tubarão no seu tanque e veja quão longe você realmente pode chegar”


À palestrante, só podemos deixar nossos eternos agradecimentos por todo carinho e dedicação nos prestada nesta data. Sabemos de todos seus compromissos, e mesmo assim, nos deu a honra de ouvir uma palestra tão importante para nós, estudantes.
Eu que já tive o privilégio de ser aluna da profª Drª Adriana Campos, sei de todo seu potencial, dedicação e supremacia em tudo o que faz. Obrigada mais uma vez!
Grande beijo!

2 comentários:

  1. Parabéns, Andresa e Samila, pelo capricho do blog. Vocês postaram todas as atividades propostas, porém, podem continuar postando outros textos técnicos, como recibo, procuração, declaração etc.e textos literários. Bjs, Tamar.

    ResponderExcluir
  2. Slots Machines | New Casinos in New York State 2021 | Mapyro
    The 동두천 출장샵 newest slots 진주 출장마사지 machines at New York State casinos - all brand new! Slots Machines in 김천 출장샵 New York 진주 출장샵 State 2021 - including fully re-designed and fully 광주 출장샵 functional Slots Machines in

    ResponderExcluir