segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CARTA COMERCIAL

A carta comercial é um canal de comunicação muito usado no comércio e na indústria, bancos e afins, entre as entidades ou remetidos por elas a fregueses ou clientes, uma vez que nela se concentram as observações, conselhos e comentários. Sua redação deve ser clara, simples, objetiva, formal e correta, buscando um estreitamento de relações entre cliente e firma. O tratamento mais comum é V.Sª (Vossa Senhoria). Não há regras rígidas que determinem claramente o que é certo e o que é errado, mas o redator de cartas comerciais deve buscar sempre a objetividade e a clareza e é em função dessas características que ele deve escrever seus textos. Por exemplo:



TEXTOS TÉCNICOS

Estrutura da carta comercial
a) local e data
b) destinatário
c) vocativo
d) contexto ou assunto
e) despedida
f) assinatura

Podemos destacar as características principais de uma carta comercial:

a) O texto é alinhado pela margem esquerda, e os parágrafos são indicados por um espaço entre eles e não pelo recuo da margem.

b) À esquerda, vêm o número da carta e o ano, informações que permitem o controle da correspondência. Na mesma linha, à direita, a data.

c) Se a carta for destinada a uma pessoa em particular, o nome dela deve vir logo abaixo do nome da empresa. A saudação, nesse caso, fica no singular (Prezado senhor). O endereço não precisa ser indicado, pois só interessa ao Correio ou ao entregador; por isso deve constar apenas no envelope.
Exemplos de invocação: Senhor/Prezado Senhor/ Prezado Gerente/ Prezado Senhor Fulano/ Caro Cliente.

d) Quando se quer destacar o assunto que vai ser tratado, usa-se a “referência” ou “assunto”, que é uma frase que o resume. Por exemplo:




Fagundes & Varela Ltda.
Referência: Envio de catálogos.



Como você vê, a carta deve ser bem objetiva. O redator deve evitar chavões como “Venho por meio desta...”, “Tem a presente a finalidade de informar...”, “É com muito prazer que comunicamos...” etc. E, quando chegar ao fim do assunto, deve encerrar a carta sem delongas. Se houvesse mais alguma coisa a ser tratada, ele evidentemente o faria; por isso não é preciso usar as velhas fórmulas “Sem mais para o momento...”, “Sendo o que tínhamos para o momento...” etc.

Fechos de cortesia:
Atenciosamente/Respeitosamente/Saudações/Cordialmente/
Abraços.

Em algumas empresas, ainda é costume transcrever as iniciais de quem redigiu a carta; achamos, porém, que essa informação só tem valor interno, devendo constar, portanto, apenas da cópia a ser arquivada e não do original a ser enviado.

A última observação diz respeito à margem direita da carta, que pode ser fixa e solta. A margem fixa segue um alinhamento rígido. Nesse caso, ela deve ser feita com as próprias palavras e nunca com sinais gráficos como travessão, barra etc. A margem solta não segue um alinhamento rígido. O redator estabelece um limite para o fim das frases sem necessidade de que elas terminem sempre no mesmo ponto. Esse estilo de margem vem sendo adotado pela maioria das empresas hoje em dia. Exemplo:

Teve início a campanha promocional
do nosso produto mais recente, que
inaugura um novo tempo na linha de
fabricação dos eletrodomésticos.









Bibliografia: Estudos de Redação - Douglas Tufano,
Editora Moderna.

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